Alguns Países estudam como relaxar medidas de distanciamento social, tendo passado pelo pior da pandemia em suas respectivas regiões, como o Brasil. O fato é que, a Covid-19 vai continuar sendo uma constante em nossas vidas por algum tempo e o risco de novas ondas de disseminação é preocupação para diversos setores.
Sabemos que o trabalho em Home Office vem crescendo, porém algumas empresas ainda precisam que os trabalhadores retornem aos escritórios.
Vale pensar portanto, que o isolamento não precisa ser motivo para colocar seu plano de carreira ‘on hold’ ? Se o trabalho em home office está aí para ficar? Se teremos todos os equipamentos para um home Office produtivo e saudável?
Há o conceito Six Feet Office, baseado nos 6 pés (ou 1,80 m) de distância aconselhada por órgãos de saúde, funciona como um ambiente capaz de manter tanto mesas de trabalho quando o movimento pelo escritório organizado de acordo com medidas de combate à doença. Cada funcionário mantém distância um do outro quando sentado, e uma área desenhada no chão ajuda a definir o limite de proximidade. Setas pelo chão motivam um movimento com distanciamento, uma medida similar ao que profissionais da saúde aplicam em hospitais. Além do lay-out em si, vale aplicar soluções de higiene ao projeto, pensando em dispensers de álcool gel e folhas de papel que o funcionário use sobre a mesa e descarta no fim do dia, evitando ao máximo contato com superfícies.
Um item vital para os escritórios é o ar! Muitos prédios comerciais contam com sistemas de ar condicionado que apenas reciclam o fluxo aéreo dentro do ambiente de trabalho, transformando-o em um cenário particularmente propício para doenças. Há a necessidade de “Sistemas melhores de filtragem do ar” lição que aprendemos da China”, pois acredita-se que o Corona vírus é capaz de se manter 3 horas no ar depois de ser lançado no ambiente não só pela tosse, mas mesmo durante uma conversa. Desta maneira as empresas vão encarar a pandemia como um alerta para melhores cuidados.
A LN Arquitetura, com seus 30 anos de experiência em arquitetura corporativa e arquitetura pra saúde, tem conseguido alertar as empresas nesta questão de segurança quando a saúde, atendendo as normas necessárias.