Projetos em BIM
Projetos em BIM é uma forma de alcançar superávit na maneira de desenvolver, administrar e executar projetos na construção civil.
Como todos sabem, cada vez mais, no setor da construção civil, busca-se a implantação de novas tecnologias , e a integração BIM é uma das mais evidentes.
Mas, genericamente, toda novidade possui vantagens e desvantagens, e consequentemente com a tecnologia BIM isso não é diferente, e acima de tudo, a busca de novos paradigmas que visem aumentar o desempenho é incessante.
É neste contexto de constante aprimoramento que surge a tecnologia BIM.
Resumidamente, BIM – Building Information Management – Trata-se de um processo que envolve:
… Antes de tudo, a geração e gerenciamento de representações digitais de características físicas e também funcionais da construção.
Certamente não é incomum, a existência de diversos erros na execução dos projetos de construção.
Além disso, são informações desencontradas no que tange a cálculos, orçamentos, projetos complementares, entre outros…que, muitas vezes, levam ao retrabalho, atrasos no cronograma e ainda comprometem a qualidade final da obra.
Devido a isso, para minimizá-los, uma das premissas é a melhora na comunicação entre os diversos profissionais que atuam no empreendimento.
Porque, realmente a Integração BIM visa solucionar este problema.
Sendo assim, Projetos em BIM, segundo Eastman, Teicholz, Sacks e Liston, no seu Handbook of BIM , buscam criar de forma digital vários modelos virtuais altamente precisos de determinada produção.
Da mesma forma, Projetos em BIM também permitem maior suporte em todas as fases, o que leva ao maior controle, possibilidades de análises amplas, além dos parâmetros que processos manuais oferecem.
Em suma, modelos que acabam sendo gerados pela tecnologia BIM trazem, tanto dados como a geometria, itens necessários a todas atividades relacionadas à construção.
Neste contexto, a Integração BIM busca maior automação da informação, com altos níveis de precisão, sempre tentando encontrar melhores soluções para os problemas de projeto e obra.
Naturalmente que comunicação é fundamental, por isso, é de suma importância que todos os profissionais (mesmo de áreas diferentes) estejam envolvidos no processo.
Principalmente, que visualizem o modelo em várias perspectivas, e assim resolver os prováveis conflitos que venham a aparecer.
Aplicando a Tecnologia BIM A primeira coisa a saber é que toda a cadeia de processos tem que se preparado para receber a Integração BIM
Projetos em BIM
Ao certo sabemos que é fundamental para o setor na construção – tanto no meio privado como no meio público – buscar soluções para otimizar os processos, visando a economia tanto de tempo quanto de dinheiro.
Entretanto, para realizar sua aplicação é necessário:
•Capacitar a mão de obra;
•Reformular os processos;
•Investir em estrutura.
Além de uma mudança significativa no workflow e lançar mão de um plano de migração para todos os recursos financeiros possam gerar resultados.
Sendo assim, para aplicar a Tecnologia BIM, é necessário planejamento organizacional e financeiro, para assim poder extrair o melhor que a plataforma oferece.
Porém, não pense que a Plataforma BIM, sozinha, irá garantir um bom projeto.
Pois também é necessário instruir a cadeia produtiva por inteiro, para a correta aplicação, com profissionais redefinindo sua mentalidade quanto trabalham com a Integração BIM.
Porque terão que trabalhar com colaboradores de várias áreas, os quais, irão estudar o desenho 3D minuciosamente.
Consequentemente este ‘cuidado e dedicação’ com o planejamento, busca executar projetos com o mínimo de alterações e de desperdício.
Vantagens dos Projetos em BIM
•Interpretação do projeto melhorada Em síntese Projetos em BIM são todos realizados em 3D, o que permite melhor observação e definição de todos os detalhes que comporão a estrutura.
•Planejamento do projeto mais adequado Como resultado, diversos profissionais irão colaborar com vários projetos, e com a Integração BIM.
Porém, todos poderão visualizá-los de forma organizada e completa, eliminando conflitos e maximizando o sucesso da obra como um todo.
•Erros no projeto reduzidos Devido a essa Integração BIM, todos os projetos serão visualizados em uma ferramenta única, auxiliando a detectar possíveis erros.
•Projeto podem ser alterados em qualquer momento Qualquer necessidade de alteração será realizada em diversos elementos do projeto.
Se algo for alterado no desenho em 2D, o 3D vai absorver a modificação, automaticamente, e em tempo real.
•Melhor controle de custos. A estimativa de material utilizado será discriminada em detalhes, consequentemente, poupando recursos.
•Melhor logística de operação
Todos os equipamentos utilizados na construção, também terão a logística
revisada com os projetos em BIM.
•Interligação da informação Diversos profissionais poderão alterar as relações paramétricas , cada qual em seu campo de especialidade. Contudo, todos poderão acompanhar essas mudanças.
Além disso, outros benefícios como:
•Melhor medição do tempo da construção;
•Rápida detecção de conflitos
• Quantidade reduzida de arquivos gerados em cada projeto;
•Menor litígio de sinistros;
•Redução significativa de retrabalho em todas as fases dos projetos em BIM.
•Quantidade reduzida de arquivos gerados em cada projeto.
Desvantagens ao usar a Plataforma BIM:
•Necessidade de investimento. É preciso investir na aquisição do novo software, além dos custos com o
aprendizado para o total domínio da plataforma.
•Diminuição da velocidade no início. Devido a necessidade de treinamento dos profissionais envolvidos a agilidade das atividades iniciais fica prejudicada.
•Incompatibilidade com outros softwares A tecnologia BIM não é utilizada por todos os projetistas, então o processo de compatibilização de softwares vai demandar algum tempo.
• Tamanho dos arquivos. Graças à quantidade de informações que existem nos Projetos em BIM, os arquivos acabam ficando grandes demais, dificultando o seu envio por e-mail.
Diante disso, criação de pastas virtuais, poderá solucionar a questão.
Saiba que a tecnologia BIM é realidade em muitos lugares do mundo, e no Brasil, cada vez mais profissionais já estão migrando para esta plataforma em busca de melhores resultados.
A LN ARQUITETURA, tem se esforçado na migração para desenvolvimento dos trabalhos nesta plataforma, buscando parceiros para projetistas complementares que se enquadrem no mesmo objetivo, que no geral se encontram em estado hibrido.